Bem vindos ao Espaço Saúde Granjardim
Consultórios para profissionais da saúde na Granja Viana
(11) 4702-6652 / 4702-6781 contato@espacosaudegranjardim.com.br

Sabe-se que, hoje, 70% dos gastos com a saúde são para tratar doenças crônicas que geram internações hospitalares e que poderiam ser evitadas.

Comumente as pessoas procuram auxílio médico quando apresentam algum tipo de sintoma, de algum problema qualquer que gere incômodo, dor ou desconforto. Nesses casos, a possibilidade de haver alguma doença já em “andamento” é maior. Por que então, não chegarmos antes dela e, assim tomarmos alguns cuidados para prevenir essas situações pouco agradáveis ?

É esse o ponto principal. Fazer prevenção.

 

 

Evitar o aparecimento de qualquer doença ou identificar qualquer alteração o mais rapidamente possível, facilitando o tratamento e prevenindo toda ordem de complicações.

Cinco principais causas de morte:

Podemos definir quais são as cinco principais causas de morte hoje no Brasil:

1) Causa atribuída às Doenças do Aparelho Circulatório (Infarto Cardíaco e Acidente Vascular Cerebral, conhecido como derrame cerebral)
2) Neoplasias ( câncer )
3) Causas externas (traumas, acidentes, arma de fogo, arma branca)
4) Doenças Respiratórias (enfisema, asma, bronquite e pneumonias)
5) Doenças endócrinas e metabólicas (obesidade, tireóide e diabetes).

O que se recomenda é que todo indivíduo passe por uma avaliação médica periódica ou um check-up em cada etapa de sua vida.

Logo que nascemos, já fazemos nosso primeiro check-up, já nos primeiros segundos de vida, através do “Teste do Pezinho“, que identifica inúmeras doenças metabólicas, que poderão ser tratadas muito precocemente.

 

Em seguida, acontecerão as consultas regulares com o pediatra, a
chamada puericultura, que nada mais é que uma forma de check-up da infância.

Também na adolescência, avalia-se a adequação de peso, pressão arterial, dosagem de colesterol se houver risco familiar, avaliação de risco de doença sexualmente transmissível, além de risco de consumo de álcool e drogas.

Na fase adulta, a cada faixa etária cabe uma rotina de cuidados, sendo que na população geriátrica existem recomendações específicas.

Do ponto de vista econômico, o estabelecimento de uma rotina de cuidados com a saúde tem grande impacto, uma vez que, o afastamento de um empregado ou funcionário por doença gera perdas irreparáveis para a empresa e para o ambiente corporativo. Daí a importância de qualquer empresa (de qualquer setor) adotar uma rotina de check-up anual em todos os seus colaboradores.

Considerando que o ponto crucial da realização de um check-up periódico (anual) é a prevenção de doenças, não podemos deixar de lado a importância da atualização de vacinação para os adultos.

Mas isto é um assunto para um próximo post…