Bem vindos ao Espaço Saúde Granjardim
Consultórios para profissionais da saúde na Granja Viana
(11) 4702-6652 / 4702-6781 contato@espacosaudegranjardim.com.br

A microfisioterapia trata além da doença – cuida das causas para estimular auto-reparação do corpo

Na década de 80, os fisioterapeutas franceses Daniel Grosjean e Patrice Benini desenvolveram uma técnica que busca ir além do tratamento da doença e de seus sintomas e, por meio de toques sutis, entender a causa do problema para recuperar o bom funcionamento corporal: a microfisioterapia.

A técnica parte do princípio que problemas de saúde, doenças e dificuldades emocionais provocam cicatrizes que ficam armazenadas na memória dos tecidos, provocando uma alteração no ritmo vital deles e de suas células que, consequentemente, atrapalha o bom funcionamento corporal.

Medicamentos e técnicas convencionais geralmente buscam conter os estragos e os sintomas de uma doença ou problema, mas não investigam a sua causa. Ao identificar a origem e estimular o processo de auto-reparação, a microfisioterapia aumenta a taxa de sucesso do tratamento e diminui as chances de uma recidiva. A técnica também funciona como uma forma de prevenção para que acontecimentos semelhantes não ocorram futuramente.

Como funciona a sessão?
O atendimento da microfisioterapia dura cerca de 1h30. Após relatar os motivos que o levaram à técnica, o paciente deita em uma maca, com roupas confortáveis. Por meio de movimentos suaves em diferentes partes do corpo, o microfisioterapeuta consegue identificar essa modificação rítmica onde existe uma cicatriz. Com uma das mãos na causa, com a outra ele busca a consequência e o nível do problema.

Então, com o auxílio de mapas corporais específicos, o profissional associa o local da cicatriz a um tipo de trauma, a data aproximada do ocorrido para descobrir a causa ou a origem de sintomas e doenças que estão atrapalhando a qualidade de vida do paciente. Assim, utiliza gestos manuais suaves, denominados de micropalpação, que acionam mecanismos de autocorreção para eliminar a memória celular dos traumas físicos.

Em apenas uma sessão o paciente já obtém um resultado significativo. O tratamento é indivualizado, no entanto, normalmente são indicadas três sessões, com intervalos de no mínimo três semanas entre eles, pois o trabalho de autocura que o corpo desenvolve após a sessão.

Quando procurar a microfisioterapia?
A técnica é recomendada sempre que algum órgão não está funcionando bem ou quando a pessoa sente dor ou apresenta instabilidade emocional. Porém, como a microfisioterapia também visa a prevenção e a promoção da saúde, também pode ser indicada sempre que o paciente não tem a sensação de bem-estar, um indício de que o organismo não está equilibrado.

Contraindicações
Não há. Entretanto, é imprescindível realizar a técnica com profissionais com formação em Microfisioterapia. No Brasil, somente fisioterapeutas podem atuar.

Fonte: Sandra Chung
Fisioterapeuta
Especialista em Microfisioterapia