Bem vindos ao Espaço Saúde Granjardim
Consultórios para profissionais da saúde na Granja Viana
(11) 4702-6652 / 4702-6781 contato@espacosaudegranjardim.com.br
Casal se preparando para envelhecer bem

Envelhecer bem e viver com qualidade na terceira idade e depende das escolhas e do que fazemos hoje

Um dos maiores inimigos da velhice é exatamente o medo de pensar no envelhecimento. Esse receio é consequência da associação que fazemos do passar da idade com circunstâncias negativas como perdas, incapacidade, doença e aproximação da morte. Assim, as pessoas acabam se distanciando mais e mais em pensar em como vão envelhecer. E, consequentemente, não se planejam para envelhecer bem. Se você tem agido dessa maneira, é hora de rever suas percepções.

Infelizmente, não existe fórmula mágica ou fonte da juventude. O segredo para envelhecer bem e com qualidade de vida consiste em se organizar para essa etapa da vida. Não existe idade certa para começarem os preparativos. Afinal, com os avanços na área da saúde, a expectativa é que a maioria de nós alcance a chamada terceira idade. E não adianta só chegar lá. É essencial chegar lá bem!

Como se preparar para envelhecer bem

O processo de envelhecimento é influenciado por aspectos biológicos, sociais, culturais, emocionais e de estilo de vida. E os hábitos que cultivamos ao longo dos anos são responsáveis por grande parte do que vamos colher na velhice. Portanto, é essencial educar a população para envelhecer bem desde sempre, e não esperar a idade chegar para pensar nisso. Não é apenas aderir estratégias para prevenir as rugas e esconder os cabelos brancos. É educar o jovem de hoje para ser o idoso de amanhã.

Alimentação saudável, prática de atividade física e controle do estresse são medidas que ajudam na manutenção da saúde. No entanto, não podemos esquecer de estimular as capacidades cognitivas para postergar o processo demencial e garantir a autonomia e o bem-estar.

Envelhecer bem é uma conquista. É acumular sabedoria e memórias. Não podemos pensar que a idade irá tirar o brilho da nossa vida. E quanto mais nos prepararmos, mais chances temos de desfrutar melhor esse momento único de nossas vidas.

Mais: Confira como o psicólogo especialista em gerontologia pode ajudar no processo de envelhecimento.

Fonte: Carmen Cordeiro da Silva
Psicóloga Clínica, especialista em Gerontologia – CRP 06/106108