Bem vindos ao Espaço Saúde Granjardim
Consultórios para profissionais da saúde na Granja Viana
(11) 4702-6652 / 4702-6781 contato@espacosaudegranjardim.com.br
Como limpar o ouvido corretamente

Na hora de limpar o ouvido, é preciso muito cuidado para não provocar um acidente

Você sabia que a cera é uma proteção essencial para a saúde auditiva? Esse material viscoso, chamado de cerume, lubrifica a região, garante o bom funcionamento do canal auditivo e evita infecções bacterianas. Então, é preciso muito cuidado na hora de tentar limpar o ouvido, principalmente porque ao cutucar a orelha na tentativa de remover a cera podemos causar irritações e até machucar o local e provocar lesões sérias, como o rompimento do tímpano.

O cerume é produzido continuamente pelas glândulas do canal do ouvido e escorre de dentro para fora. Aos poucos, fica velho e endurecido e acaba sendo eliminado normalmente.

No entretanto, algumas pessoas produzem cera em excesso. Estima-se que 10% das crianças, 5% dos adultos e 30% dos idosos sofrem com o problema, que pode dar sensação de ouvido tapado e causar até dificuldade para escutar. Nesses casos, é importante procurar um médico otorrinolaringologista para ele avaliar a necessidade de fazer uma lavagem de ouvido.

Cuidado com o cotonete!

Quando pensamos em limpar o ouvido, o cotonete automaticamente vem na nossa mente. No entanto, introduzir a haste no canal na tentativa de remover a cera é um erro. A única limpeza que deve ser feita é a da parte externa – e nem é necessário o cotonete para isso! O próprio dedo ou uma toalha úmida ou lenço umedecido dão conta do recado. Ao cutucar o canal auditivo com a haste flexível, você pode sem querer empurrar a cera, gerando uma espécie de tampão. Aí será necessária uma lavagem em consultório médico para removê-lo.

Atenção! A lavagem deve ser feita somente por um especialista!

Sempre que houver sensação de ouvido tampado, dores, zumbido ou algum inseto entrar no canal, marque uma consulta com um otorrinolaringologista – ele tem conhecimento e materiais específicos para fazer a lavagem do ouvido.

 

Fonte: Dr Luiz Cantoni

Otorrinolaringologia