Bem vindos ao Espaço Saúde Granjardim
Consultórios para profissionais da saúde na Granja Viana
(11) 4702-6652 / 4702-6781 contato@espacosaudegranjardim.com.br

Um estudo publicado no JAMA Psychiatry em 27 de junho de 2018 revelou que quanto melhor for o seu condicionamento fisico, menor será seu risco de depressão e morte por doença cardiovascular, esse benefício se extende por 20 anos. O estudo demonstrou que manter bom condicionamento físico ajuda a prevenir doenças como depressão e morte por doenças cardiovasculares e se mantem por ate 20 anos, ou seja quando você estiver na terceira idade.

A depressão é um transtorno caracterizado por estado melancólico (humor depressivo) e ou falta de interesse e motivação, pensamentos de morte e suicídio muitas vezes, ausência de capacidade de sentir prazer, alegria e felicidade, alterações psicomotoras (reflexos lentos), de sono (insônia), de apetite e sexual( falta de desejo), tido por muitos autores como o “Mal do seculo” por afetar muitas pessoas e por estar aumentando a cada dia mais.

Quanto a doença cardiovascular sabemos que é a principal causa de mortalidade em todo mundo. O estudo incluiu 17.989 pacientes avaliados e seguidos por 11 anos, entre os participantes, 80,2% eram homens, com média de idade de 50 anos.

Foi demonstrado um risco 16% menor de depressão e 56% menor de mortalidade cardiovascular no grupo de bom condicionamento físico.

Comece a se mexer hoje mesmo, crie hábitos saudáveis, faça atividade física regularmente, deixe a preguiça de lado.

Recomendamos 150 minutos por semana de atividade aeróbica moderada a vigorosa (por exemplo, caminhar, correr, nadar e andar de bicicleta) e treino de resistência duas vezes por semana.

O que precisa estar claro para o leitor é que a atividade física é preventiva, esse estudo mais uma vez, reforça a ideia de fazer exercícios regularmente para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.